Guardiola adota cautela e não confirma retorno de Rodri nesta temporada: "Evitar retrocessos"

Escrito em 01/05/2025
Gustavo Ferreira - Jogo de Hoje

Volta aos treinos anima torcida do City, mas técnico prefere esperar liberação médica após lesão grave no joelho



Rodri se recupera de grave lesão no joelho, sofrida em setembro — Foto: Getty Images

Os torcedores do Manchester City foram surpreendidos positivamente nesta semana com o retorno de Rodri aos treinos com o grupo principal. O meio-campista espanhol, que passou por uma delicada recuperação de uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito, voltou a participar das atividades no campo. Apesar da evolução, Pep Guardiola preferiu manter os pés no chão e não cravou a presença do atleta nos próximos compromissos da equipe.

Em entrevista coletiva concedida nesta sexta-feira, o técnico reforçou a necessidade de prudência no processo de reintegração do jogador:

— No momento em que o fisioterapeuta e o médico disserem que Rodri pode voltar a jogar alguns minutos, depois disso ele começará a jogar alguns minutos. Mas os médicos precisam me dizer. Foi uma lesão difícil. Os médicos disseram que (a recuperação) poderia durar de sete a onze meses — explicou Guardiola, que também comentou o retorno de Haaland às atividades.

Rodri se machucou ainda no início da temporada, em setembro, e precisou ser submetido a cirurgia. O tempo estimado para recuperação era de sete meses ou mais, o que colocou em dúvida sua participação no restante da campanha 2024/25.

Segundo veículos britânicos, existe a expectativa dentro do clube de que Rodri possa ser relacionado para a final da Copa da Inglaterra, contra o Crystal Palace, marcada para 16 de maio. Outro possível cenário para o retorno seria nas últimas rodadas da Premier League, que encerra em 25 de maio.

— Ele se sente muito bem a cada dia, faz sessões e mais sessões. Mas temos que ir com calma para evitar dar um passo atrás e ele se lesionar de novo. É por isso que você precisa ter cuidado. O importante é um treino, depois outro, e a cada vez ele se sentir melhor e melhor. Quando o médico disser que Rodri está estável e pode jogar, então ele vai voltar — completou o treinador.

Uma alternativa para a reestreia do jogador seria o Mundial de Clubes, nos Estados Unidos, entre junho e julho. O City está no Grupo G ao lado de Juventus, Al-Ain e Wydad Casablanca, e tem estreia marcada para o dia 18 de junho, diante do representante marroquino.

Fonte: Jogo de Hoje 360